São Vicente, Segunda-Feira  6 de Setembro de 2010
Untitled Document
  .:VIDA CRISTÃ
  * Família
  * Jovens
  * Missões
  * Estudos Bíblicos
  * Seja Edificado
  * Retiros
  * Testemunhos
  * Adoração e Discipulado

  .:MULTIMÍDIA
  * Galeria
  * Links
  * Vídeos
  * Plano de Leitura Diário

  .:VARIEDADES
  * Nossa Cidade
  * Acontece em SV
  * Saúde
  * Culinária

* Seja Edificado  
A Luz - Daniel Beda
Se eu creio na luz a minha vida vai mudar radicalmente, pois é crendo na luz que eu vou me tornar um filho da luz.

A luz

 

(JO 12:35-36)  Respondeu-lhes Jesus: Ainda por um pouco a luz está convosco. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; e quem anda nas trevas não sabe para onde vai. 36 Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz. Jesus disse estas coisas e, retirando-se, ocultou-se deles.

 

A luz é um recurso indispensável na nossa caminhada como discípulos de Jesus, pois sem ela é impossível avançarmos. A palavra afirma que Deus é luz, e neste verssículo Jesus fala da luz como um processo nas nossas vidas. Este processo passa por três etapas: Ter luz, crer na luz, para se tornar um filho da luz.

 

1-Ter a luz:

(CL 1:13) Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,

 

Império das trevas significa: domínio das trevas. Trata-se de um regime de escravidão, de jugo, de imposição. É nessa condição que estávamos no passado. Até que a luz brilhou nas nossas vidas: Jesus disse (JO 8:12): Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.

 

Nós somos seguidores de Jesus e com toda a certeza, temos a luz em nós. Mas não basta apenas ter a luz, também é preciso crer na luz.

 

2-Crer na luz:

Outra vez Jesus declarou: (JO 12:46) Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

 

Eu posso ter a luz, mas nunca ter experimentado andar na luz. Jesus disse que todo aquele que crê Nele, não permanece nas trevas. Se eu creio na luz que é Cristo, nada em mim ficará oculto, pois eu vou confessar o meu pecado.

 

Foi assim com o apóstolo Paulo: Quando a luz brilhou na sua vida, ele estava a caminho de Damasco, perseguindo os Cristãos, mas após este acontecimento, mudou de rumo e de perseguidor da igreja se tornou um seguidor de Jesus. Em várias das suas cartas, vemos Paulo confessando o seu pecado como vemos neste texto:

 

(ITM 1:13 e 15) a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade. Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.

 

Crer na luz é ter certeza e convicção de que a luz é boa. Crer que ela nos dá segurança, proteção – Crer que ela nos une ainda mais com Deus e com os nossos irmãos. (IJO 1:7).

 

Quando entramos em um ambiente escuro e em seguida acendemos a luz, rapidamente as trevas desaparecem e a luz resplandece iluminando todo o ambiente. Mas apesar de haver luz, podemos perceber que em alguns lugares ainda existem trevas.

 

Assim também acontece conosco: Jesus vem com a sua luz nas nossas vidas, imediatamente nosso coração é iluminado. Mas ainda precisamos remover os pecados que estão escondidos no nosso coração: Raiz de amargura - falta de perdão, ressentimento, etc... E não permitir que outros pecados entrem dentro de nós.

 

(EF 5:8-13) Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz 9 (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade), 10 provando sempre o que é agradável ao Senhor. 11 E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. 12 Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha. 13 Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz.

 

Se eu creio na luz a minha vida vai mudar radicalmente, pois é crendo na luz que eu vou me tornar um filho da luz.

 

3-Para me Tornar um filho da luz:

(MT 5:16) Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; 15 nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. 16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

 

Quanto mais luz na nossa vida, também teremos mais de Cristo. Seremos mais parecidos com Jesus. Seremos mais santos, mais puros, mais perfeitos, mais frutíferos, mais usados por Deus. Então iremos resplandecer como luz neste mundo e glorificar o nosso Pai que está nos céus.

 

(JO 3:19-21) O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.

 

No amor de Jesus;

Daniel Beda.



Atalhos da página
Editar Imprimir esta página.
Editar Mandar link para um amigo.

Fone (13) 3561-5139 - E-mail: igrejaemsv@hotmail.com
Tecnologia e-Solution Backsite